A Orquestra do Círculo de Música de Câmara (OCMC) é, neste momento, a única orquestra de cordas não profissional com actividade regular em Portugal. A gestão da orquestra é feita por via de uma Associação sem fins lucrativos com o mesmo nome, tendo por objectivo a investigação e divulgação da música através de concertos e outras actividades culturais, apoio a novos compositores, músicos e ensino musical.
Desde 1989, ano em que foi fundada por iniciativa de um grupo de músicos profissionais e amadores, com direcção do Maestro Alberto Nunes (maestro e fundador da Orquestra Sinfónica Juvenil e professor, maestro e director da Academia de Música de Santa Cecília), a OCMC ensaia semanalmente, produz e realiza temporadas de concertos, trabalha repertório diversificado e conta com a colaboração de solistas e outros instrumentistas sempre que o repertório assim o exige.
A OCMC realizou o seu primeiro concerto público ainda em 1989 e, desde então, apresentou-se em salas de prestígio tais como a Culturgest, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a Sé Catedral de Lisboa, o Salão Nobre do Teatro Nacional de S. Carlos, a Igreja de São Roque ou a Aula Magna, em Lisboa. Também se deslocou a outras zonas do país para realizar concertos, nomeadamente, Lamego, Leiria, Coimbra, Évora e Santarém.
A OCMC é constituída por 25 instrumentistas que, em permanência, asseguram a sua actividade regular. Todas as pessoas que integram a orquestra contribuem, diariamente, para que esta não desapareça do panorama musical português, escolhendo repertório, procurando novos elementos, assegurando um espaço de ensaio, mantendo um website, fazendo toda a produção necessária. A OCMC não tem patrocínios nem apoios de qualquer tipo. Conta apenas com a generosidade de um grupo de pessoas que continua a acreditar na originalidade e importância deste projecto.
(IBAN: PT50 0065 092200235660009 08)